Xico Sá lança livro com crônicas sobre futebol

“A Pátria em Sandálias da Humildade” reúne as melhores crônicas esportivas escritas durante os 35 anos de carreira do jornalista, além de um capítulo inédito sobre a convivência com o Dr. Sócrates, um dos maiores futebolistas do mundo

Depois de 35 anos escrevendo crônicas sobre futebol, Xico Sá, jornalista e escritor, anuncia o lançamento de seu primeiro livro nesta categoria, com publicação pela Editoria Realejo. Intitulado “A Pátria em Sandálias da Humildade”, o livro reúne os melhores escritos sobre o esporte nestes anos e será lançado no dia 14 de março, a partir das 18h30, na Livraria da Vila da Rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, São Paulo.

A publicação é um marco para Xico como escritor, uma vez que crônicas esportivas são declaradamente o que mais gosta de escrever e, segundo ele, seus melhores textos. “Foi com a cobertura de futebol que dei início à minha trajetória no jornalismo. Julgo esta minha melhor produção, que começa no Recife e se completa nos jornais Folha de S.Paulo e El País. Nunca fiquei tão ansioso na edição e na espera que um livro meu saísse da gráfica como agora”, comenta.

Além das crônicas, o livro apresenta o capítulo inédito “Na Noite com o Dr. Sócrates”, que relata a convivência de Xico na noite boêmia de São Paulo com o futebolista brasileiro considerado um dos maiores do mundo pela FIFA.

“A Pátria em Sandálias da Humildade” está sendo lançado após uma campanha de pré-venda em plataforma de crowdfunding proposta por José Luiz Tahan, editor da Realejo, como uma novidade para a carreira de Xico, e uma oportunidade para que amantes de futebol e fãs do escritor participem do processo de publicação.

Os valores de colaboração variaram entre 15 e 140 reais, e as recompensas incluíam desde o recebimento do PDF do livro; o livro autografado; outros livros sobre futebol – “Causos da Bola”, de Michel Laurence, e “Juízo Torcida Brasileira”, de Vladir Lemos –; até um convite para o evento de lançamento em São Paulo. O link para participação é http://www.kickante.com.br/campanhas/xico-sa-pre-venda-exclusiva-do-novo-livro

Sobre a Realejo Edições
A Realejo Edições, do livreiro José Luiz Tahan, nasceu como livraria em 2001, dentro da Universidade Católica de Santos. Em 2003, mudou-se para o espaço no coração do Gonzaga, bairro da cidade. O segundo capítulo dessa história teve início em 2006, quando José Luiz decidiu expandir seu trabalho, criando a Realejo Edições. No final de 2007 foi inaugurada a segunda loja, no Shopping Miramar, em Santos. Mais tarde, em 2009, inicia-se um novo capítulo na empresa com a estreia do festival internacional de literatura, o Tarrafa Literária. Com inspiração em Paraty e Passo Fundo, cidades que sediam outros grandes eventos literários, a Realejo criou um importante festival que já faz parte do circuito internacional das letras. Hoje em dia a editora já conta com quase 60 títulos.

Colaboração: Mauricio Sacramento




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *