Universidade de São Paulo

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Mostra Cultural promovida pela USP tem programação gratuita de música, teatro, artes visuais e texto

Produções são os trabalhos finalistas da 25ª edição do Programa Nascente, que garimpa novos talentos entre os alunos da Universidade

O concurso artístico Nascente, que já revelou nomes como o escritor José Roberto Torero, o ator Luís Miranda, o cineasta Paulo Sacramento e a fotógrafa e artista visual Flávia Junqueira, apresenta gratuitamente os finalistas da edição de 2017 em espaços culturais da USP. Os trabalhos são exibidos no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), no Teatro da USP (TUSP) e na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM).

O público terá a oportunidade de conferir em setembro e outubro a exibição da seleção de trabalhos produzidos por alunos da USP em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Audiovisual, Música Popular, Música Erudita e Texto.

Dividido em quatro mostras distintas os finalistas serão apresentados a partir de 21 de setembro na Mostra de Teatro, que ocorre no Teatro da USP e vem seguida pela Exposição Visualidade Nascente, a partir do dia 23, no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC). Dia 26 é a vez do Sarau Literário no saguão da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e a Mostra de Música Popular e Erudita finaliza as apresentações no auditório da BBM em 28.

Depois de avaliados pelo júri, os ganhadores de cada categoria receberão o prêmio de R$ 4 mil na Festa de Premiação, que acontecerá também na BBM no dia 28 de setembro, às 20h.

A nova sede do MAC, inaugurada em 2012 no Ibirapuera, irá receber pela primeira vez a Exposição Visualidade Nascente, com os trabalhos de Artes Visuais, Audiovisual e Design, de 23 de setembro a 29 de outubro, dando um caráter especial e um incentivo para os novos artistas.

Segundo o professor Marcelo de Andrade Roméro, Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP a importância do programa está em promover a produção cultural na USP. “O Programa Nascente é um dos melhores exemplos de valorização da cultura e extensão na Universidade, pois estimula nossos alunos a se aprofundarem em diversas áreas culturais e a desenvolverem sua criatividade, divulgando ao público seus talentos e oferecendo premiações”, relata.

Para Roméro a iniciativa também ganha relevância e amplitude ao levar atividades aos diversos campi da universidade: “os projetos geram mostras, exposições e apresentações de alta qualidade em diversos espaços de cultura e extensão da USP e de parceiros, inclusive nos campi do interior”, completa.

Para que o público possa saber mais sobre os trabalhos finalistas, o site do Nascente (www.usp.br/nascente) disponibiliza informações adicionais contendo trechos das músicas, fotos e informações dos espetáculos, poemas, poesias e outros textos para download, diversas produções de artes visuais, soluções de design e teasers dos trabalhos audiovisuais.

Serviço

 

ARTES CÊNICAS

Mostra Nascente de Teatro | 21, 23 e 27 de setembro, 19h30

Local: Teatro da USP (98 lugares)

3 peças finalistas

21.09 (quinta-feira) | 19h30 – A Deus Dará – Um Tratado Sobre a Desesperança | Direção

23.09 (sábado) | 19h30 – Experimento a história de Bernarda Soledade | Direção

27.09 (quarta-feira) | 19h30 – Yerma | Direção

 

ARTES VISUAIS | DESIGN | AUDIOVISUAL

Exposição Visualidade Nascente | 23 de setembro a 29 de outubro

Local: Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC – Ibirapuera

Abertura 11h

Terça-feira – 10 às 21h | Quarta a domingo – 10 às 18 horas | Segunda-feira – fechado

Artes Visuais – 29 trabalhos | Design – 5 trabalhos | Audiovisual – 4 trabalhos

 

TEXTO

Sarau Literário Nascente | 26 de setembro (terça-feira) – 18h

Local: Saguão – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)

26 trabalhos classificados

 

MÚSICA POPULAR e MÚSICA ERUDITA

Mostra de Música Nascente | 28 de setembro (quarta-feira) – 16h

Local: Auditório István Jancsó (270 lugares) – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)

Música Popular – 7 apresentações | Música Erudita – 8 apresentações

 

FESTA DE PREMIÇÃO | 28 de setembro (quinta-feira) – 20h
Local: Auditório István Jancsó (270 lugares) – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)

 

Endereços

 

Teatro da USP (TUSP)

Rua Maria Antonia, 294 | Vila Buarque, São Paulo – SP.

Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC)

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – São Paulo – SP

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)

Rua da Biblioteca, s/n – Cidade Universitária – São Paulo – SP

 

Confira a programação completa no site: prceu.usp.br/nascente

 

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Núcleo dos Direitos da USP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, Estação Ciência, CienTec – Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Museu de Ciências, Centro de Preservação Cultural – Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas Nascente, USP e as Profissões e Giro Cultural USP.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *