Três forças que impulsionam a digitalização dos negócios

Três forças que impulsionam a digitalização dos negócios

CIO precisam entender impactos de tecnologias como analytics, cloud e inteligência artificial para extrair máximo valor para os negócios

No livro “Digital to the Core”, do instituto de pesquisas Gartner, os autores argumentam que a mudança digital tem sido impulsionada por fatores externos, que têm ditado a direção da estratégia corporativa. Ficaram para trás os dias em que a tecnologia da informação foi enquadrada na ação de apoiar as operações de negócios. Hoje, a tecnologia está redefinindo a forma como os mercados operam.
 
O CIO passa, agora, mais tempo avaliando as inúmeras mudanças que as tecnologias digitais estão levando para os negócios e levantando questões como: de que forma analytics vai impactar a empresa nos próximos anos? E a inteligência artificial? 
 
Mark Raskino, vice-presidente do Gartner, indica três forças que estão obrigando os líderes empresariais a acelerar o passo para o amanhã.
 
1. Resolução  da revolução 
A acuracidade dos dados provenientes de todos os sensores do mundo digital é cada vez maior. Assim, líderes têm mais e melhores subsídios para projetar melhores produtos, serviços e modelos de negócios. No entanto, se eles se agirem, vão dar espaço para que seus concorrentes avancem e aproveitem a oportunidade em um mercado cada vez mais competitivo.
 
2. Composto de incertezas
O nevoeiro que está em torno da mudança digital gera, de certa forma, uma indecisão corporativa. Três subfatores se combinam de maneiras complexas para tornar a mudança para o digital muito difícil de ser planejada: taxas de progresso tecnológico, taxas de variação de regulamentação e taxas de aceitação culturais. Estrategistas precisam julgar como encaixar isso em seus planos.
 
3. Indefinição na fronteira
Conforme estratégias digitais penetram em produtos, conectam-se com a nuvem e começam a criar sobreposições na indústria. Startups, de olho nos gaps do setor, encontram formas de preencher as lacunas.
Fonte: ItForum365



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *