Tecnologia agiliza fila do caixa nos supermercados

O Jade é um checkout com esteira e scanners automatizados capaz de registrar até 100 itens por minuto
Solução será apresentada na APAS 2017, feira que acontece de 2 a 5 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo

São Paulo, 27 de Abril de 2017 – A Datalogic, líder mundial nos mercados de Captura Automática de Dados e Automação Industrial, apresentará durante a APAS 2017, um dos maiores eventos do Brasil voltado para supermercadistas, a tecnologia Jade, que promete mudar a experiência de compra dos consumidores. O Jade é um checkout com esteira e scanners automatizados capaz de registrar até 100 itens por minuto. Na prática, a tecnologia torna a finalização das compras até cinco vezes mais rápida na comparação com um caixa tradicional, que registra cerca de 15 itens no mesmo intervalo de tempo. O equipamento estará em exposição no estande da Fast Gôndolas, um dos maiores espaços de exposição da feira da APAS deste ano, que acontece entre os dias 2 e 5 de maio, no Expo Center Norte. O estande da Fast Gôndolas estará localizado no Pavilhão Verde, Rua L-11, estande 551.

O Jade conta com 16 câmeras para leitura de códigos de barras por reconhecimento de imagem. A tecnologia consegue capturar os dados do produto em qualquer posição colocado na esteira. “O Jade representa um aumento na performance de vendas do supermercado e resolve o tempo de espera dos consumidores nas filas, um dos principais gargalos hoje nas lojas de supermercados, hipermercadose atacarejos”, explica Fabio Lopez, diretor de vendas da Datalogic no Brasil e Sul da América Latina.

A solução foi desenvolvida no Brasil pela Datalogic em parceria com a Fast Gôndolas, uma das principais empresas do País no desenvolvimento de gôndolas, checkouts e racks integrados, voltados para diferentes estabelecimentos do mercado, como hipermercados, supemercados e atacarejos, além de lojas de departamentos, drogarias, conveniências, home centers, entre outros.

Apesar da facilidade da operação, o Jade não dispensa a atuação de um operador de caixa. O profissional continua responsável por monitorar as transações realizadas no Jade e receber o pagamento. Dentre os grandes diferenciais da nova tecnologia, destacam-se os avisos visuais e sonoros, acionados para o operador do caixa quando há qualquer inconsistência no processo de registro dos itens. Um exemplo são os produtos de hortifruti, que podem ser pesados em balanças acopladas ao checkout. ”O Jade fotografa todas as inconsistências e as disponibiliza em um monitor. O operador consegue finalizar a compra somente após a leitura e reconhecimento de todos os itens idenificados pelo scanner”, explica Lopez, ao ressaltar que os lojistas têm diversos mecanismos para evitar fraudes no registro dos produtos.

A agilidade do Jade também se estende às saídas das compras: enquanto um cliente finaliza o pagamento e empacota as suas compras, o operador do checkout pode adiantar o atendimento do próximo consumidor. A tecnologia ainda pode ser configurada de acordo com as preferências do lojista. Os produtos vendidos em pacotes, como leite e cerveja, por exemplo, podem ser registrados por unidade, por pacote ou das duas formas. O Jade também pode ser programado para reconhecer a imagem do produto após algumas leituras. Nessa função, o sistema identifica e registra o item imediatamente no banco de dados do varejista. “O Jade é um leitor inteligente e possui funções específicas que resolvem pequenos problemas do dia a dia do varejista, o que impacta positivamente no faturamento da loja”, acrescenta o executivo.

Expectativas
De fabricação exclusiva da Datalogic, a inovação está em operação há três anos nos Estados Unidos e Europa. Aqui no Brasil, o Jade foi desenvolvido em um sistema totalmente responsivo e pode ser integrado a qualquer Software ou Sistema de Ponto de Venda (PDV) utilizado. Segundo as expectativas da Datalogic, o Jade tem potencial para representar 5% do faturamento da empresa no Brasil ainda em 2017. “Há uma tendência natural de crescimento desse mercado, uma vez que o cliente final busca, cada vez mais, fazer as compras no seu tempo. Há uma necessidade urgente de controlar o tempo que se passa no supermercado, desde a escolha dos itens até o pagamento. A Datalogic está pronta para suprir essa demanda”, diz Lopez.

SOBRE A DATALOGIC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *