Redução de Estômago: dicas e cuidados com a dieta após a cirurgia

Fazer uma cirurgia bariátrica, também conhecida como ‘redução de estômago’ ou gastroplastia é o sonho de muitas pessoas que possuem obesidade mórbida. O que poucos sabem, contudo, é que os cuidados alimentares pós cirúrgicos são de fundamental importância para o sucesso do procedimento e a qualidade de vida de quem passou pela cirurgia.

De acordo com a nutricionista da Sabores da Infância, Maria Rita Lazzarini Barreto, essa dieta tem duração de um mês após a cirurgia, sendo dividida em duas etapas. “Há a dieta líquida restrita, que acontece nos primeiros 15 dias e a dieta líquida, que dura a outra quinzena. Na dieta líquida restrita, os caldos são compostos basicamente por carnes e temperos. Já na líquida, colocamos legumes, com restrição aos amiláceos, isto é, aqueles que contêm muito amido, como batata, mandioca, mandioquinha”, explica.

Segundo a nutricionista, a quantidade ideal é uma refeição de 200 ml onde o paciente leve cerca de uma hora para completa-la. Nos intervalos das refeições também se recomenda a hidratação com bastante água, água de coco, isotônicos ou gelatina diet.

A nutricionista também frisa os riscos de não se seguir corretamente a dieta pós operatória. “Depois da cirurgia, quanto mais o paciente adere a dieta, maior será seu sucesso, tanto na meta de perda de peso quanto na qualidade de vida. Quando não se segue direito, pode haver um reganho de peso, além de complicações como anemia, falta de vitaminas do complexo B e desnutrição”.

Para evitar problemas na cicatrização e não sobrecarregar o processo digestivo no primeiro trimestre pós-cirúrgico é restrita a ingestão de folhas, que contêm grande quantidade de fibras. O açúcar também é proibido durante os seis meses subsequentes ao procedimento e restrito para o resto da vida do paciente em função da Síndrome de Dumping, caracterizada pela passagem rápida dos alimentos sólidos e líquidos do estômago para o intestino (esvaziamento gástrico rápido).

Especializada em alimentação natural, nutritiva e balanceada, a Sabores da Infância, em Americana, conta com sopas de consistências cremosas e com pedaços, em porções de 140g e 250g, ideais para a dieta pós bariátrica. A linha Kids também oferece ao paciente pós-bariátrico, numa segunda fase, a alimentação sólida, também em porções de 140g e 250g.

As refeições podem ser entregues diretamente na residência por meio do serviço de Delivery para Americana e região, além da cidade de Piracicaba. A taxa de entrega é gratuita para pacotes mensais. Mais informações podem ser obtidas pelo contato@sabores dainfancia.com ou pelos telefones (19) 3601-7703 e 3601-7849.

Sobre a Sabores da Infância

Localizada em Americana (SP), a Sabores da Infância é uma empresa especializada em alimentação infantil balanceada e de qualidade. As refeições caseiras são preparadas a partir de receitas elaboradas por nutricionistas e oferecidas congeladas ou frescas em porções de 140 e 250 gramas armazenadas em embalagens BPA Free (livre de Besfenol) que podem ser levadas ao micro-ondas e freezer.

Feitas a partir de ingredientes cautelosamente selecionados e preparados, as refeições da Sabores da Infância possuem nomes de brincadeiras infantis, o que torna o ato de comer ainda mais gostoso e divertido, e se dividem em três linhas: Baby (sopas), Kids e Sweet (papinha de frutas combinadas).

Colaboração: Amanda Sabino




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *