Cem anos de história e inovação: conheça os carros conceito que marcaram a trajetória da BMW

Amplo investimento em pesquisa e desenvolvimento ao longo dos anos permitiu a concepção de protótipos que surpreenderam e ainda surpreendem a indústria automobilística mundial.

x*BMW VISION NEXT 100 2016

 

São Paulo, 6 de outubro – Assim como a capacidade que um estilista de uma grife da alta-costura tem de antecipar uma tendência de moda, um carro conceito pode trazer para os dias atuais o que veremos nas ruas em um futuro próximo, em termos de inovações tecnológicas, desempenho, design, mobilidade e sustentabilidade. Desde o surgimento da BMW, há exatos 100 anos, a inovação e a visão voltada para o futuro fazem parte do DNA da empresa, características fundamentais do BMW Group que estão presentes nos modelos conceituais.

 

Algumas das tecnologias desenvolvidas podem ser incorporadas aos carros comerciais, de acordo com a viabilidade de produção em larga escala, e outros podem, inclusive, dar origem aos modelos que vão circular nas ruas nos próximos anos.  Confira os carros-conceito mais relevantes da história da marca:

x*BMW Turbo 1972

BMW Turbo – Lançado em 1972, como parte das celebrações dos Jogos Olímpicos de Munique (Alemanha), o Turbo chama a atenção pelo desenho, que influenciou fortemente o cupê esportivo M1, lançado anos depois e considerado um dos carros mais icônicos da BMW. O Turbo traz um motor 2.0 litros, de quatro cilindros e 200 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos.

x*BMW E1 1991

BMW E1 – Quase 20 anos após apresentar seu primeiro carro elétrico, o 1602 Electric, a BMW mostrou, em 1991, o E1, desenvolvido pela Technik, divisão responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O E1 – E de elétrico – atrai olhares pelo estilo urbano e pela grande área envidraçada. Para reduzir o peso e melhorar o desempenho do veículo, a carroceria é feita de plástico e está apoiada sobre uma estrutura de alumínio. O motor elétrico que impulsiona o E1 tem 50 cv e suas baterias proporcionam autonomia de 200 quilômetros.

x*BMW X Coupé Concept 2001

BMW X Coupé Concept – Revelado no Salão de Detroit (EUA) de 2001, o X Coupé exibe recortes curvos e contornos arredondados, que, mais tarde, poderiam ser vistos no conversível Z4. Outra característica que chama a atenção no protótipo é a tampa traseira, que abre totalmente e traz junto o vidro abaulado. O cupê vem com um motor 3.0 litros, a diesel, apto a entregar 181 cv e tração nas quatro rodas.

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*BMW H2R 2002

BMW H2R – Além do visual insólito, que lembra um submarino, o H2R foi desenvolvido para quebrar recordes de velocidade e mostrar que motores a combustão também podem ser menos ou quase nada poluentes. Desenvolvido pelo estúdio de design da BMW na Califórnia (EUA), o H2R é equipado com um V12 de 6.0 litros herdado de um sedã 760i convertido para usar hidrogênio em vez de gasolina. O conjunto atinge 232 cv de potência e leva o H2R aos 100 km/h em seis segundos. Para ajudar a obter este desempenho, ele conta com carroceria de fibra de carbono. O H2R bateu nove recordes de velocidade para veículos a combustão de hidrogênio no campo de provas de Miramas, na França.

 

x*BMW Concept Coupé Mille Miglia 2006

Concept Coupé Mille Miglia – Antes mesmo do surgimento dos conceitos Hommage, a BMW mostrou em 2006 um modelo que celebra o sucesso alcançado nas pistas pelo 328 Mille Miglia Touring Coupe na edição de 1940 da prova de longa duração italiana Mille Miglia. Apesar da aparência vintage, o protótipo traz carroceria feita de plástico reforçado com fibra de carbono e um moderno motor de seis cilindros, 3.2 litros e 343 cv, herdado de um conversível Z4.

x*BMW GINA Light Visionary Model 2008

BMW GINA Light Visionary Model – Concebido pelo designer Christopher Bangle e revelado em 2008, o protótipo trazia um conceito revolucionário e, no mínimo, inusitado: em vez de metal, ou algum material rígido, sua carroceria era feita de tecido. E por conta deste detalhe surpreendente, o GINA – sigla em inglês para Geometria e Funções para Inúmeras Adaptações (Geometry and Functions In “N” Adaptions) – é capaz de mudar sua forma de acordo com os gostos e necessidades do motorista. Para que isso ocorra, basta acionar um conjunto de motores eletro-hidráulicos que ficam literalmente debaixo do pano. O chassi do modelo é composto por cabos de alta resistência e tiras de fibra de carbono. Outro detalhe interessante: os faróis abrem-se como olhos quando acesos e fecham ao se apagarem.

x*BMW Vision Efficient Dynamics 2009

BMW Vision Efficient Dynamics – De linhas ousadas e futuristas, o Vision reúne em um único esportivo-conceito todas as inovações voltadas para a redução do consumo de combustível e emissões de poluentes. Mostrado no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2009, o protótipo vem equipado com um sistema híbrido de propulsão capaz de gerar 356 cv de potência e 81,6 kgfm de torque. Este conjunto agrega um motor turbodiesel de três cilindros e 1.5 litro, responsável por acionar as rodas traseiras, e um motor elétrico capaz de acionar os dois eixos, proporcionando tração integral, quando o motor a combustão estiver desligado. O Vision é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 s.

 

x*BMW 328 Hommage 2011

Série Hommage – Foi a forma que a BMW encontrou para homenagear modelos consagrados do passado e celebrar as origens da marca, com aparência inspirada nos modelos originais. E entre os principais representantes desta família estão o M1 Hommage (2008), revelado em comemoração aos 30 anos de lançamento do BMW M1; o 328 Hommage (2011), uma reinterpretação moderna do roadster 328, um dos mais célebres da BMW; o 3.0 CSL Hommage (2011), inspirado no cupê de construção leve da década de 1970; e mais recentemente o 2002 Hommage (2016), apresentado em maio e que remete ao clássico 2002 Turbo, o primeiro carro europeu com turbocompressor de série, lançado em 1973.

 

xBMW VISION NEXT 100 2016

 

BMW VISION NEXT 100 – Revelado em março deste ano, como parte das celebrações do centenário da BMW, o veículo traz para a realidade o que a companhia acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. Ele combina as formas de um cupê esportivo com a elegância dinâmica de um sedã. No entanto, longe de ser apenas um simples veículo de transporte, trata-se de um automóvel altamente personalizável e que está perfeitamente em sintonia para atender às necessidades de quem estiver ao seu comando. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema batizado de “Alive Geometry” ou “Geometria Viva”. Os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que seu interior pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.

Internet: www.press.bmwgroup.com

 

Sobre o BMW Group

Com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, além de oferecer serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações.

 

Em 2015, o BMW Group vendeu cerca de 2.247 milhões de automóveis e 137.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2015 foi de 9,22 bilhões de euros, sobre uma receita de 92,18 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2015, o BMW Group contava com 122.244 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia.

 

Colaboração: Rafael Fiuza




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