Beleza de dentro para fora: saiba tudo sobre as bebidas funcionais

Chamadas de drinques da beleza, elas prometem ajudar a emagrecer e deixar a pele linda, sem rugas e linhas

É IMPORTANTE MANTER UMA DIETA EQUILIBRADA E RICA EM PROTEÍNAS PARA QUE ELAS FAÇAM EFEITO (Foto: Blaublut)

Depois dos isotônicos e dos energéticos, uma nova gama de bebidas turbinadas começa a se popularizar no Brasil. São os chamados drinques de beleza, cujas fórmulas prometem ajudar na redução de gordura corporal e no rejuvenescimento, minimizando rugas e linhas.

Entre as versões emagrecedoras está o tradicional chá verde, que acelera o metabolismo e leva, consequentemente, à queima de gordura. Há também as bebidas à base de quitosana, uma fibra presente na casca do camarão que absorve a gordura corporal e ajuda a manter o peso, pois é rapidamente eliminada pelo organismo. No grupo dos aliados da pele perfeita, estão as bebidas enriquecidas com ácido hialurônico, um poderoso hidratante produzido pelo corpo, e colágeno, que, ao lado da elastina, é responsável pela firmeza da pele.

Antes de tomar a primeira dose, porém, saiba que os drinques de beleza funcionam, mas não sozinhos. Seus benefícios só aparecem quando associados a uma alimentação balanceada, prática de exercícios e tratamentos estéticos. “Atividades físicas são fundamentais para a queima de gordura. Quanto ao colágeno, ele só é obtido com aparelhos de radiofrequência. A bebida por si só não faz milagres”, diz a nutricionista Marcela Frias, do Rio de Janeiro.

As versões para melhorar a pele, inclusive, são polêmicas e dividem opiniões entre os especialistas.

Há quem defenda a tese de que o colágeno pode, sim, ser absorvido pelo corpo e não somente ser produzido quando estimulado pelo calor. “Na forma hidrolisada, a substância é quebrada e transformada em aminoácidos que são distribuídos pelos vasos sanguíneos e, assim, conseguem aumentar a produção desse ativo na pele”, disse a dermatologista canadense Marie Josée Dubois, em reportagem sobre o assunto na Marie Claire britânica. O nutrólogo Thiago Volpi, de São Paulo, rebate. “Não há estudos que comprovem que essas substâncias consigam chegar à pele e melhorar rugas”, afirma o médico, que reforça: “As bebidas funcionais são apenas bons coadjuvantes”.

DICAS DE CONSUMO

Polêmicas à parte, quem pretende dar um reforço ao organismo com algum tipo de bebida funcional deve tomá-la no lanche da manhã ou da tarde. A quantidade diária vai depender das necessidades de cada um e, por isso, a avaliação médica é fundamental. É importante, ainda, manter uma dieta equilibrada e rica em proteínas. Se o objetivo for enrijecer a pele, vale acrescentar ao cardápio ovos, batata doce e folhas verde-escuras, que provocam a produção de colágeno. Já quem deseja controlar o peso pode consumir uma latinha de 200 ml de bebida à base de quitosana ou chá verde. Mas vá com calma: em excesso, o chá verde prejudica a absorção de ferro e pode causar taquicardia, sendo arriscado para pessoas propensas a anemia ou com problemas cardíacos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *