7 dicas para manter a pele hidratada e protegida no inverno

Com a chegada das baixas temperaturas típicas do inverno, a pele pode sofrer com rachaduras e ressecamentos, necessitando um cuidado maior. Por isso, a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Márcia Grieco, listou sete cuidados essenciais para manter a pele macia e saudável mesmo na estação mais fria do ano.

 

  1. Evite banhos muito quentes: Esse hábito, assim como ficar muito tempo no chuveiro, não é bom, pois a água quente remove a camada protetora da pele.
  2. Não use buchas ou esponjas durante o banho: É comum achar que elas eliminam a pele “morta”. “Esfregar muito com a bucha, na verdade, retira a gordura natural, que também funciona como proteção do corpo”, explica a dermatologista.
  3. Não tome banho de banheira: O principal problema neste caso é a água muito quente e o tempo do banho, pois causam o ressecamento da pele. “Ficar muito tempo imerso em água quente prejudica a camada responsável pelo brilho, maciez e beleza da pele. Além disso, o calor estimula a dilatação dos poros”, comenta.
  4. Hidrate bem a pele após o banho: Substâncias como ureia, ceramidas e lactato de amônio, possuem propriedades que absorvem a água e devolvem maciez à pele protegendo à barreira lipídica (gordura).
  5. Evite o uso de cremes ou loção com corantes ou perfumes: Marcia Grieco afirma que estes ingredientes podem ser prejudiciais à pele sensíveis ou alérgicas. Entre as reações mais comuns estão coceira, vermelhidão local e aspereza.
  6. Opte sempre por sabonetes neutros: Possuem pH adequado, são menos detergentes e abrasivos. São mais delicados e por isso limpam sem ressecar.
  7. Se possível, opte por usar roupas de algodão: Os tecidos sintéticos podem desencadear mais facilmente quadros de alergia e retenção do suor, em casos de peles muito sensíveis.

 

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quinto ano consecutivo em 2015.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Colaboração: Mariana Santos

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *